quarta-feira, novembro 19, 2008

A Comissão de Reactivação e os novos Corpos Sociais
















ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Maria Emília Brandão da Costa
Secretário: Carlos Moreira Filipe
Secretário: Nelso Brandão da Costa

CONSELHO FISCAL
Presidente: Alcinda Maria Ramos Brandão
Primeiro Vogal: António Abílio Brandão Teixeira
Segundo Vogal: Pedro Luís de Oliveira Ferreira Pinto

DIRECÇÃO
Presidente: António Manuel Brandão da Costa Oliveira
Vice-Presidente: Mário Brandão da Costa
Tesoureiro: Dario dos Santos Tavares
Primeiro Secretário: Ana Mafalda Sampaio Vilar
Segundo Secretário: Maria Antónia de Oliveira Ferreira Pinto
Primeiro Vogal: Almerindo da Costa Oliveira
Segundo Vogal: Joaquim Silva Rios

Relações Públicas e Marketing – Filipe de Paiva Moreira.
Direcção Artística – Manuel Joaquim Silva, Ana Vilar, António Costa, Emília da Costa e Joaquim Alves..
Departamento de organização de eventos – Ana Vilar

Informações sobre o I Estágio para Banda



Clique nas fotos para ver no tamanho original.

Prof. Joaquim Alves na Comissão Artística e Pedagógica da Associação da Banda Musical do Burgo














Começou os seus estudos musicais em 1989 na Escola Profissional de Música de Espinho, em 1993 foi estudar para o Conservatório de Roterdão e em 1994 ingressou na ESMAE. Durante estes anos teve como professores, Carlos Voss, Elisabeth Davis, Miguel Bernat, Robert van Sice, Emannuel Séjourné.
Participou em Vários estágios da OPJ (Orquestra Portuguesa da Juventude) e da Orquestra de Harmonia da CEE entre os anos de 1989 e 1994.
Trabalhou como músico convidado variadíssimas vezes com a Orquestra Gulbenkian, Régie Sinfonia, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica de Lisboa e Orquestra do Norte.
Desde 2000 tem estudado música popular brasileira e percussão teatral com percussionistas brasileiros, como Vinícius Barros, Rogério Boccato, Dalga Larondo entre outros.
Ultimamente tem dado workshops de percussões brasileiras, Cajon Flamenco e Peruano, ritmos e percussões alternativas, em alguns festivais como o “ANDANÇAS”, e em algumas escolas como “Os Gambozinos”, no 1ºfestival de percussão de Tomar “TOMARIMBANDO” e trabalhou durante 1 ano com o projecto social Pular a Cerca com crianças do bairro do Cerco no Porto, desenvolvendo um trabalho com percussões alternativas.
Em 2008 foi o monitor dos DIAS DA PERCUSSÃO no Conservatório Regional de Música de Vila Real e participou também como monitor nas férias lúdico-desportivas promovidas pela câmara da Trofa, dando workshops de percussão. No decorrer deste ano fez também o terceiro curso de formação de animadores musicais orientado por, Paul Griffiths, Sam Mason e Tim Steiner promovido pela casa da música.
È professor de Percussão desde 1993 na Escola Profissional de Música de Espinho, e coordenador da classe de percussão da mesma escola desde 2002.
Actualmente dá workshops de princípios do ritmo, ritmos urbanos e ritmos do mundo na Casa da Musica no Porto inserido no serviço educativo da mesma.

Instrumental de percussão adquirido pela ABMBA


Maestro Manuel Silva




















Manuel Silva iniciou a sua actividade como maestro no ano de 2000, quando foi convidado a dirigir a orquestra de Saxofones “SaXinFeira”. Após vários concertos e motivado pelo sucesso musical do projecto, foi convidado a dirigir a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Fornos. Com esta orquestra tem realizado vários concertos e eventos nomeadamente os cursos de direcção com o maestro Alberto Roque e José Ignácio Petit. Nestes cursos foram executadas obras de grande dificuldade o que mereceu sempre rasgados elogios ao trabalho da orquestra.
Em 1999 foi convidado a dirigir a orquestra de saxofones do Conservatório Regional da Madeira, onde efectuou um concerto.
Entre o ano de 2004 a 06, foi maestro da orquestra de sopros da Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Com esta formação realizou vários concertos, nomeadamente o musical “Concert Celebraition”, o qual é formado por coro, orquestra e solistas, e que esteve em exibição no Cine Teatro Caracas.
Em Dezembro de 2004 dirigiu o “I Estágio de Intercâmbio” entre Academia de Musica de Oliveira de Azeméis e Conservatório de Música de Fornos, no qual se reuniram cerca de 100 jovens músicos durante uma semana de trabalho que culminou com dois concertos; Cine Teatro Caracas e Cine Teatro António Lamoso.
Em Dezembro de 2005 dirigiu o “I Estágio de Orquestra de Sopros PIAGET”, que reuniu durante cinco dias, cerca de 80 jovens músicos de todo o país. Os concertos de encerramento realizaram-se em Viseu (auditório do IPJ) e em Tondela (auditório do ACERT). No dia 21 de Junho de 2008, dirigiu o concerto Sinfónico da “Festa Europeia da Música” em S. M. de Lamas – Feira, que contou com a presença do solista internacional Henk van Twillert. Entre o repertório é de destacar o “Concerto para saxofone sopranino e orquestra” que foi escrito exclusivamente para o evento, por Chiel Meijering.
Dirigiu o “Estágio de Verão de Orquestra de Sopros do C. M. Forno” que culminou com dois concertos; Praça de S. J. da Madeira e Praça del Govierno em Zamora – Espanha. Este estágio contou com os solistas convidados, Hugo Teixeira (saxofone) e John Aigi Hurn (trompete).
Desde 2006, é maestro da orquestra sinfónica do Conservatório de música de Fornos – S. M. Feira
É Licenciado e Pós-graduado em Saxofone.
É músico da “Corleone Big Band”.
É músico do Ensemble de Saxofones da Associação Portuguesa do Saxofone.
É membro fundador do quarteto “InvictaSax”.
É Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone.
Estuda Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Magusto 2008 continuação...




Magusto 2008





História da Banda Musical do Burgo


A propósito deste assunto, o Doutor Simões Júnior, na monografia dedicada ao concelho de Arouca refere que “… em 1898, dentro desta sociedade (Música da Vila), começou a haver uma certa efervescência nos elementos do Burgo, que orientados por Joaquim Fernandes Quintas, que já tinha pertencido à Banda de Figueiredo, fundaram uma nova Banda, com Sede no Burgo, que depois foi regida por Manuel Costa (“o Teto”), estabelecendo-se partidos entre as duas populações…”A escritura desta filarmónica data de 24 de Abril de 1901. O seu primeiro regente e fundador terá sido Manuel da Costa Oliveira, que terá recebido o apoio de seus irmãos. Manuel da Costa Oliveira era profundo conhecedor da música e chegou a compor algumas obras para a sua Banda que, ainda recentemente, foram executadas pela Banda Musical de Figueiredo.A Banda Musical do Burgo viria a atingir o seu auge, a nível artístico, sob a regência de Adriano de Sousa Cavadinha. A sua paixão pela música e pela sua filarmónica levou a que esta fosse considerada, a determinada altura, a melhor filarmónica do concelho de Arouca. Como regente, revelou-se extremamente rigoroso e disciplinador o que fez com que o fruto do seu trabalho fosse, merecidamente, reconhecido na altura.Mais tarde, a Banda Musical do Burgo entra numa fase de declínio. A emigração, a inexistência de uma escola de música e a falta de meios financeiros mostraram-se factores decisivos para o seu desaparecimento na década de sessenta (séc. XX).Foram, ainda, seus regentes Ardino Moreira de Sousa, Manuel de Sousa Fontes e Alberto Gomes dos Santos.

Após 50 anos renasceu...
Associação da Banda Musical do Burgo Arouca (ABMBA)

No passado dia 09 de Outubro de 08 no Cartório Notarial de Arouca, foi feita a escritura de reactivação da Banda Musical do Burgo, instituição que estava inactiva desde os anos 60. Durante muito tempo, um dito sonhador de nome António Manuel Brandão da Costa Oliveira (descendente dos fundadores da Banda Musical do Burgo), ia falando aqui e ali a uns amigos; “o meu sonho era ver de novo a Banda do burgo em pé”.Sempre que falava disto a pessoas que gostam da música, todos o encorajavam a seguir com a sua ideia, pois apesar de ser uma tarefa difícil, é uma ideia que enriquece a cultura do concelho de Arouca.Depois de muitas palavras e após uma conversa muito encorajadora com o seu amigo Manuel Silva, lá se reuniu um grupo de pessoas que estão motivadas a contribuir com uma mais valia para a Música.O projecto apresenta-se ambicioso e com vontade de se tornar em uma forma diferente para divulgar uma das maiores riquezas culturais do nosso país, a música tradicional e popular.O maior desafio de um projecto novo é acrescentar algo de verdadeiramente novo e diferente do que já existe.A grande aposta da Banda Musical do Burgo – Arouca, centra-se na área pedagógica e do ensino da música, mas com a preocupação de que este chegue a todo o concelho, mesmo aos locais mais remotos.A grande inovação estará na versatilidade e variedade de instrumentos a ensinar que não se centrará apenas nos instrumentos de banda, mas também nos instrumentos tradicionais e populares.Para este projecto a associação conta com uma equipa especializada e habilitada no ensino da música.Com importância similar, surge o trabalho de recriação da banda de música, que tem o seu início previsto para o próximo mês de Novembro, estando já agendado o concerto de apresentação para o dia 21 de Dezembro em Arouca.


A comissão de reactivação é composta por:•António Manuel Brandão da Costa Oliveira•Almerindo da Costa Oliveira•Mário Brandão da Costa •Joaquim da Silva Rios•Nelso Brandão da Costa•Dario dos Santos Tavares•Manuel Silva


A comissão pedagógica é composta por:
•Prof. Antonio Manuel Costa (Lic. em Educação Musical)
•Prof. Manuel Silva (Lic. em Música – Saxofone)
•Prof. Joaquim Alves (Prof. da EPE - Percussão)
•Prof. Emilia Costa (Lic. em Educação Musical)
•Prof. Graciete Pinho ( Bach. em Música – Piano)
A Direcção Artística do projecto está a cargo do Professor Manuel Silva.

I Estágio para Banda

Entre os dias 18 e 21 de Dezembro de 2008, a Associação da Banda Musical do Burgo Arouca irá promover o I Estágio para Banda onde participarão músicos oriundos de várias zonas do país. Esta acção está também aberta a todos os músicos arouquenses. Teremos a participação de professores dos diversos instrumentos de sopro e percussão.

O produto final deste estágio será um concerto de Natal a realizar no dia 21 de Dezembro de 2008 (Domingo).

A alimentação e estadia ficará a cargo da ABMBA.

As inscrições poderão ser feitas através dos seguintes contactos:
bandamusicaldoburgo@hotmail.com
Tel. 916851121